sábado, 2 de maio de 2009

APENAS LIVROS Lda. (PORTUGAL)


A Apenas Livros Lda é uma editora alternativa, sediada em Lisboa, que se tem vindo a especializar em livros semimanufacturados, no meio dos quais é atado um cordel. À semelhança do que aconteceu em séculos passados, em que os mais importantes escritores eram vendidos nas feiras, pendurados pelo cordel que lhes corria pelo meio, na Apenas Livros já umas centenas de autores foram publicados, portugueses e estrangeiros, desde consagrados a estreantes. Neste momento, são vinte e quatro as coleções, abrangendo as temáticas mais diversas: história, literatura, teatro, cultura, contos tradicionais, mirandês, ciência, esoterismo, naturalismo, cinema, ética ambiental, cartas de jogar e jogos, etc. Algumas coleções são dirigidas por estrangeiros, no Brasil e em Espanha, e incluem investigadores de nomeada, como Mario Alinei, Francesco Benozzo e Xaverio Ballester, linguistas europeus. Há dois anos, criou um Prémio destinado aos Encontros Nacionais de Estudantes de História, passando a publicar os finalistas premiados nas áreas de História, Património e História de Arte, sendo conhecida nesses meios como mecenas.
A Apenas Livros de cordel publica cadernos até cerca de 50 páginas, a preços que não ultrapassam os 5 euros. Nesta data, o número de títulos chega quase aos 350.
Já em 2009, foi criada em São Paulo, uma editora – a Arte-Livros, Editora – destinada, entre outras coisas, a publicar no Brasil, nos mesmos moldes, os livros de cordel considerados interessantes para esse mercado e a enviar para Portugal textos brasileiros.
Paralelamente, existe uma Outra Apenas, que, excecionalmente, publica livros normais, T-shirts com imagens próprias – capas ou imagens dos seus livros –, e-books, livros em caixa, cartas de jogar e jogos didáticos.
A experiência da Apenas Livros é única em Portugal, e tem-se revelado uma alternativa de facto eficaz em tempos de crises várias, uma delas, a falência das editoras convencionais.
Em Julho a Apenas Livros realiza a sua segunda festa dedicada à poesia, com lançamento coletivo dos autores publicados e a publicar este ano, entre os quais se contam Vítor Vicente, José Luís Campal, Artur Patrício, Maria Paula Raposo, Fernando Botto Semedo, João Rasteiro, Maria Estela Guedes e Floriano Martins, e uma obra colectiva de crianças, já que é a única editora portuguesa que tem uma colecção só para a escrita infantil e adolescente.
Do mesmo modo que certas coleções são dirigidas por estrangeiros, assim os autores editados na Apenas Livros ultrapassaram as fronteiras de Portugal, abraçando uma larga fatia do mundo, desde as Américas (Brasil e, agora, Estados Unidos) até à Roménia. Floriano Martins, mencionado acima, é um exemplo brasileiro. Outro exemplo é o de uma das últimas publicações, o número 12 da coleção Naturarte que, sob o título genérico Desigualdades no Feminino reúne ensaios de Juanma Sánchez Arteaga, espanhol, de José Augusto Mourão, português, e de Gledson Sousa, brasileiro.
Pode adquirir os livros através do email (geral@apenas-livros.com) ou do site da editora, onde encontra informações mais detalhadas sobre os livros, em: www.apenas-livros.com/pagina/inicio. O catálogo das publicações também pode ser consultado no TriploV, em: http://triplov.com/apenas_livros/Catalogo/index.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário